Acompanhe o passo a passo da cadeia produtiva da Açaí Amazonas, a mais moderna e sustentável produtora de açaí do mundo.
A cadeia produtiva da Açaí Amazonas se inicia com a produção de mudas em viveiro e a seleção das plantas produtivas, através da realização de testes de qualidade de grãos, análise de rendimento e de coloração. Todo esse processo de cultivo das mudas dura em média um ano, após esse período, elas são transplantadas no campo. Um dos requisitos de seleção é o tamanho da “espada” das palmeiras e a boa capacidade de polinização, que irão influenciar na qualidade do produto final.
A criação de abelhas nativas também é um diferencial que, além de favorecer o cultivo e a formação de frutos no açaizeiro, auxilia no combate a mudanças climáticas. Cada quilo de mel produzido pode neutralizar até 16 quilos de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera. Os investimentos constantes em ações de reflorestamento e preservação ambiental passam pelo monitoramento contínuo dos processos, sempre em busca de práticas mais sustentáveis.
O sistema de irrigação automatizado ocorre através de gotejamento contínuo, proporcionando água e nutrientes às plantas regularmente, sendo assim, os frutos crescem e amadurecem de maneira padronizada e a colheita acontece em condições ideais, resultando na manutenção de maiores níveis de antocianinas.
Graças ao plantio irrigado, a produção e o fornecimento do açaí em polpa e em pó é possível durante o ano todo. O controle diário da produção, realizado em laboratório próprio, com equipamentos modernos é rigoroso e visa a excelência, pois o maior valor dos produtos da Açaí Amazonas está no respeito àquilo que a natureza nos oferece.
Somente após quatro anos de cultivo no campo é que as palmeiras de açaí iniciam sua produção e é realizada a colheita. Esse processo é feito com todo padrão de segurança pelos funcionários responsáveis, através de bastões de coleta. São selecionados somente os cachos maduros e após a retirada das palmeiras, os cachos passam por uma máquina debulhadora no próprio local e são acondicionados em caixas com capacidade para até 530Kg de caroços.
Após essa etapa, eles são enviados até a sede da fazenda, em local coberto e livre da luz solar até a chegada dos caminhões transportadores. O transporte até o complexo de produção industrial ocorre durante a noite, para evitar que os frutos sejam expostos ao calor ou iluminação excessivos.
Assim que chega no complexo industrial que fica a cerca de 40 km das fazendas, os frutos são higienizados em 2 etapas:
– Peneiramento: aonde se retira as sujidades e resíduos
– Lavagem: realizada através da tecnologia de ozônio, sem uso de produtos químicos.
Os frutos passam por um processo de seleção, aonde são retirados os que não estiverem de acordo com os padrões de qualidade. Na sequência eles passam por um branqueamento e maceração, com despolpa e refino dos grãos.
É realizada a análise físico-química antes e depois do processamento, com estudo dos sólidos totais, análise de pH, brix e análise microbiológica.
A última etapa do processo de produção resultará no produto final em pó ou na polpa congelada.
O avançado sistema de refrigeração permite um congelamento rápido da polpa, diminuindo o risco de exposição a temperaturas não ideais, resultando em um produto mais fresco e natural, com preservação das qualidades sensoriais e nutricionais do açaí.
O açaí em pó é obtido pela tecnologia RWD, a Refractance Window Drying Technology é uma técnica de desidratação ultramoderna, rápida, efetiva e branda.
Ocorre em temperaturas controladas, sem pressão externa e sem adição de agentes químicos, resultando em um produto natural e de alta qualidade. Esse método garante que propriedades sensoriais e nutricionais, como vitaminas, minerais e nutrientes fitoquímicos e termo sensíveis sejam preservados. O açaí RWD apresenta teor de polifenóis e antocianinas de 28000 e 5300mg/kg, respectivamente, confirmando a eficiência deste processo inovador utilizado pela empresa.
Conheça a cadeia produtiva da Açaí Amazonas acessando o vídeo completo.