Criando um futuro sustentável

Criando um futuro sustentável

O maior valor dos produtos da Açaí Amazonas está no respeito àquilo que a natureza nos oferece. Por isso nas atividades do campo e da indústria, seguimos uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Acompanhe algumas das nossas ações em prol do meio ambiente e de um futuro mais sustentável.

REDUZINDO A QUANTIDADE DE CO2 LANÇADO NA ATMOSFERA

A criação de abelhas nativas também é um diferencial que, além de favorecer o cultivo e a formação de frutos no açaizeiro, auxilia no combate a mudanças climáticas. Cada quilo de mel produzido pode neutralizar até 16 quilos de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera.

REFLORESTANDO E PRESERVANDO AS FRUTÍFERAS NATIVAS

Todas as áreas onde não há viabilização do plantio de açaí são reflorestadas com plantio de Mogno Africano e Acácia; a preservação das frutíferas protegidas por lei, como a castanha do Pará, é seguida à risca.

CUIDANDO DO SOLO E INIBINDO A EROSÃO

A utilização de técnicas de supressão de capim por meio de roçagem, facilitando a conservação do solo, inibindo a erosão; adubação equilibrada por acompanhamento de análises de solo, solução do solo, folha e fruto.

REAPROVEITANDO OS RESÍDUOS, CONSUMINDO MENOS ENERGIA E UTILIZANDO EMBALAGENS RECICLÁVEIS

O reaproveitamento dos resíduos da matéria-prima (caroço do açaí) para alimentar a caldeira na geração de calor,  impacta na redução do uso LPG e eletricidade. As embalagens recicláveis também reduzem o impacto ambiental.

REPOVOANDO RIOS E PRESERVANDO ESPÉCIES NATIVAS

Na piscicultura, para auxiliar na preservação de espécies nativas e repovoar os rios, a criação anual chega a 30 mil alevinos e a doação já ultrapassa 500 mil.

CAPINA ELÉTRICA

Também está sendo implementada a Capina Elétrica, que permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos. Aplicadores especialmente projetados realizam descargas elétricas de alta potência na planta a ser controlada. O resultado é a manutenção do local aplicado livre de plantas invasoras por meses sem outros efeitos colaterais como deriva química que causa danos a outras plantas.

ENERGIA RENOVÁVEL E LIMPA

O complexo industrial da Açaí Amazonas, em Óbidos, investiu em um projeto moderno para captação de energia solar. Foram instaladas 2.160 placas solares que correspondem a 540 kilowatts.

 Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

CRIANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL

O compromisso da Açaí Amazonas com as comunidades e ecossistemas é parte fundamental para a empresa, que desenvolve também ações sociais nas áreas de educação, lazer, mobilidade e saúde, porque acredita que um futuro mais sustentável, qualidade de vida e desenvolvimento podem, e devem, andar juntos.

Criando um futuro sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *