A moderna e sustentável cadeia produtiva da Açaí Amazonas

A moderna e sustentável cadeia produtiva da Açaí Amazonas

O AÇAÍ 

O açaí, fruta típica da região amazônica, conhecida por conferir muitos benefícios à saúde devido ao alto potencial antioxidante, proveniente da grande concentração de antocianinas de sua polpa, é hoje uma das bases da atividade econômica do estado do Pará, principalmente da população ribeirinha. A importância do extrativismo para a economia local, acaba comprometendo a qualidade da matéria-prima e muitas vezes ameaçando a conservação e preservação ecológica dessas áreas.

AÇAÍ AMAZONAS

Reconhecida mundialmente pelo comprometimento e responsabilidade ecológica sustentável, a Açaí Amazonas destaca-se pela inovação e pioneirismo nos processos de produção de açaí. Isso ocorre através de um rígido padrão de qualidade e redução no tempo da cadeia produtiva, promovendo uma menor oxidação do fruto e uma matéria-prima com maior preservação de polifenóis e antocianinas. Além de todos os diferenciais de mercado, a Açaí Amazonas, cujo complexo industrial situa-se em Óbidos no Pará, contribui positivamente na geração de empregos legalizados na região e ainda é engajada em projetos sociais que promovem ações de bem-estar para a comunidade local.

A CADEIA PRODUTIVA DO AÇAÍ MAIS MODERNA E SUSTENTÁVEL DO MUNDO

A cadeia produtiva da Açaí Amazonas se inicia com a produção de mudas em viveiro e a seleção das plantas produtivas, através da realização de testes de qualidade de grãos, análise de rendimento e de coloração. Todo esse processo de cultivo das mudas dura em média um ano, após esse período, elas são transplantadas no campo. Um dos requisitos de seleção é o tamanho da “espada” das palmeiras e a boa capacidade de polinização, que irão influenciar na qualidade do produto final. Existe um apiário para criação de abelhas nativas, que irão auxiliar no favorecimento do cultivo e na formação do fruto, além de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

O sistema de irrigação automatizado ocorre através de gotejamento contínuo, proporcionando água e nutrientes às plantas regularmente, sendo assim, os frutos crescem e amadurecem de maneira padronizada e a colheita acontece em condições ideais, resultando na manutenção de maiores níveis de antocianinas.

A COLHEITA

Somente após quatro anos de cultivo no campo é que as palmeiras de açaí iniciam sua produção e é realizada a colheita. Esse processo é feito com todo padrão de segurança pelos funcionários responsáveis, através de bastões de coleta. São selecionados somente os cachos maduros e após a retirada das palmeiras, os cachos passam por uma máquina debulhadora no próprio local e são acondicionados em caixas com capacidade para até 530Kg de caroços.

Após essa etapa, eles são enviados até a sede da fazenda, em local coberto e livre da luz solar até a chegada dos caminhões transportadores. O transporte até o complexo de produção industrial ocorre durante a noite, para evitar que os frutos sejam expostos ao calor ou iluminação excessivos.

HIGIENIZAÇÃO

 Assim que chega no complexo industrial que fica a cerca de 40 km das fazendas, os frutos são higienizados em 2 etapas:

– Peneiramento: aonde se retira as sujidades e resíduos

– Lavagem: realizada através da tecnologia de ozônio, sem uso de produtos químicos

SELEÇÃO E ANÁLISE LABORATORIAL

Os frutos passam por um processo de seleção, aonde são retirados os que não estiverem de acordo com os padrões de qualidade. Na sequência eles passam por um branqueamento e maceração, com despolpa e refino dos grãos.

É realizada a análise físico-química antes e depois do processamento, com estudo dos sólidos totais, análise de pH, brix e análise microbiológica.

BENEFICIAMENTO FINAL

A última etapa do processo de produção resultará no produto final em pó ou na polpa congelada.

O avançado sistema de refrigeração permite um congelamento rápido da polpa, diminuindo o risco de exposição a temperaturas não ideais, resultando em um produto mais fresco e natural, com preservação das qualidades sensoriais e nutricionais do açaí.

O açaí em pó é obtido pela tecnologia RWD, a Refractance Window Drying Technology é uma técnica de desidratação ultramoderna, rápida, efetiva e branda.
Ocorre em temperaturas controladas, sem pressão externa e sem adição de agentes químicos, resultando em um produto natural e de alta qualidade. Esse método garante que propriedades sensoriais e nutricionais, como vitaminas, minerais e nutrientes fitoquímicos e termosensíveis sejam preservados. O açaí RWD apresenta teor de polifenóis e antocianinas de 28000 e 5300mg/kg, respectivamente, confirmando a eficiência deste processo inovador utilizado pela empresa.

Conheça mais detalhadamente a cadeia produtiva da Açaí Amazonas acessando o vídeo completo no https://www.youtube.com/watch?v=KbUSbVlSa8I

A moderna e sustentável cadeia produtiva da Açaí Amazonas
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *