Utilização de sistema de irrigação: Açaizal Açaí Amazonas

Utilização de sistema de irrigação: Açaizal Açaí Amazonas

A Açaí Amazonas possui a maior área plantada de açaí no Brasil. São 1445 hectares de açaí irrigado, distribuídos em três fazendas localizadas nos municípios de Curua e Alenquer, no estado do Pará. O plantio iniciou-se em 2009, em geral em áreas ocupadas por pastagens degradadas.  Associando tecnologia, inovação e respeito a natureza, a Açaí Amazonas fornece para o Brasil e o mundo os produtos: açaí em polpa e açaí em pó.

O fruto açaí se origina de uma palmeira, Euterpe oleracea, preponderantemente natural de áreas ribeirinhas e de várzea da região amazônica. Nesta região as áreas de açaí ocupam, com maior frequência, terrenos que, em função do fluxo e refluxo das marés, estão submetidos a inundações periódicas. O açaizeiro, portanto, é exigente em água e a sua disponibilidade no solo é um fator importante, favorecendo a sobrevivência da planta, a floração e frutificação.

Os plantios da Açaí Amazonas em sua maior extensão estão em áreas de terra firme. Áreas alagadas foram drenadas, pois o açaizeiro em áreas permanentemente inundadas também não produz frutos satisfatoriamente. As fazendas são irrigadas por um moderno sistema de gotejamento, aonde se faz parte da fertilização e o suprimento adicional de água nas épocas de estiagem. A fertilidade do solo e nutrição das plantas, são monitoradas através de análises laboratoriais periódicas, possibilitando a colheita de um fruto sadio e com as características organolépticas preservadas. Conseguindo assim manter um padrão de qualidade em seus produtos.

Em paralelo, a Açaí Amazonas realizou ao longo da última década um intenso trabalho de seleção de plantas, buscando aquelas com maior potencial produtivo e de qualidade de frutos. Espaçamentos e densidade foram testados, visando uma melhor distribuição e favorecimento da arquitetura das plantas. Duas das três fazendas já são de cultivo orgânico, de forma que novas práticas de manejo foram incorporadas, o que se coaduna com uma visão contemporânea de produzir alimentos mais sadios, livre de contaminantes, e que ao mesmo tempo contribuam com a regeneração e preservação das paisagens, e potencializem o desenvolvimento social.

As atividades da Açaí Amazonas, no campo e na indústria, geram renda e emprego numa região com pouquíssimas possibilidades de trabalho, contribuindo para o seu crescimento econômico e social.

 

*Quer saber mais sobre os produtos fornecidos pela Açaí Amazonas? Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou pelo nosso site

Utilização de sistema de irrigação: Açaizal Açaí Amazonas
Tags:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *