Glúten e lactose: substituindo de forma saudável

Glúten e lactose: substituindo de forma saudável

Entre amor e ódio, muitas são as discussões ao redor do glúten e lactose, os novos vilões da alimentação. Eles estão em grande parte de nossa alimentação e manter uma dieta livre dos dois exige disciplina e mão na massa.

Mas, afinal, o que são glúten e lactose?

        • Glúten: o glúten é a combinação de dois grupos de proteína, a gliadina e a glutenina. Ele é encontrado dentro de grãos como trigo, cevada e centeio. É usado para dar a liga nas massas. Está na farinha de trigo, pães, bolos, biscoitos e afins.
        • Lactose: é um açúcar encontrado no leite, produzido exclusivamente nas glândulas mamárias. O leite de vaca contém aproximadamente 5% de lactose.

Algumas pessoas têm intolerância a esses tipos de alimento e outras decidem retirá-los da dieta para ter uma vida mais saudável ou emagrecer. A verdade é que uma dieta privada de glúten e lactose não emagrece, apenas se for aliada a uma mudança de hábitos. Mas, ela pode ajudar o corpo a desinchar!

Quer tirar esses alimentos de sua dieta? Vem saber como você pode substituí-los!

Leite vegetal: de castanhas, amêndoas, soja e até coco. O leite vegetal é uma ótima alternativa ao leite de vaca, além de ser nutritivo e rico em vitaminas características de cada alimento.

Queijos, requeijão e leite sem lactose: com a alta demanda em produtos sem lactose, encontrar alimentos sem o açúcar é comum nas gôndolas, basta procurar por esses alimentos “livres de lactose”. O preço costuma ser maior do que o alimento regular, mas o sabor é muito similar.

Arroz: essa farinha tende a ressecar um pouco mais as receitas. Uma dica é misturar com fécula de batata ou amido de milho. Vá treinando e fazendo testes com as receitas até achar o ponto certo.

Oleaginosas: castanha do pará, de caju, macadâmia, amendoim, entre outros. Você pode encontrá-las em pó em algumas casas de produtos naturais, em sessões especiais no supermercado, ou fazer em casa, comprando oleaginosas e batendo até virar um pozinho.

Banana: a farinha de banana verde é rica em vitamina B6, o que evita picos glicêmicos e ajuda na saúde intestinal.

Berinjela: ajuda a diminuir a gordura abdominal e sua farinha é rica em fibras, antioxidantes e minerais.

Macarrão: procure por macarrão de arroz, quinoa, milho ou trigo sarraceno. Existem opções alternativas de certas marcas como tomate e espinafre. Alguns supermercados e lojas naturais já disponibilizam macarrão sem glúten.

Tapioca: queridinha de quem faz dieta, a tapioca é uma das opções gostosas e sem glúten que você pode incluir nas suas refeições.

É substituindo alimentos com glúten e lactose que você perceberá se existem mudanças no seu organismo de fato.

Substituir os alimentos parece complicado à primeira vista, mas testando os produtos e as combinações, com o tempo, fica fácil e divertido. Seu olho se adapta a encontrar alimentos específicos nas prateleiras.

Descobrir um mundo cheio de sabor com alimentos que você nem sabia que existia realmente fará seu dia melhor com uma alimentação equilibrada e consciente. E lembre-se: antes de fazer mudanças drásticas na sua alimentação, consulte um Nutricionista!

Glúten e lactose: substituindo de forma saudável
Tags:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *