Na tigela, em shakes e com frango: conheça o açaí pelo Brasil

Na tigela, em shakes e com frango: conheça o açaí pelo Brasil

Na tigela com granola, no shake com frutas vermelhas, em polpa no suco: essas são algumas das formas mais comuns que vemos o açaí por aqui; doce, gelado e delicioso. Mas, você sabia que ele não é consumido assim em todos os lugares do Brasil?

No Pará, Amazônia e região – responsáveis pela maior parte da produção de açaí do Brasil –, ele é encontrado a cada esquina, in natura e em caldos. A especiaria é consumida com tudo, desde pratos doces até pratos salgados!

Com farinha e açúcar, dividindo o prato com proteínas como camarão, peixes em geral, gado, aves e suínos, o açaí é usado como acompanhamento em diversos preparos.

Por isso, no post de hoje, separamos uma receita bem inusitada de açaí para consumi-lo salgado!

Molho Salgado de Açaí

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino preta
  • 1 xícara de chá de caldo de legumes
  • 2 colheres de chá de amido de milho
  • 1 xícara de chá de vinho branco
  • 1 polpa de açaí grosso ou especial
  • 4 colheres de sopa de requeijão

Modo de Preparo

Misture o vinho e o caldo de legumes com o amido de milho e coloque em uma panela. Adicione a polpa de açaí e espere começar a engrossar. Em seguida, adicione o requeijão, a pimenta e o sal e desligue o fogo.

O açaí oxida muito rápido, então, não pode cozinhar demais ou ser exposto a altas temperaturas. Mexa e sirva com massas, legumes e como acompanhamento em geral. Atenção: caldo de legumes em “cubo” já vem com sal, vá experimentando e adicione mais se necessário.

O açaí é versátil, nutritivo e é a cara do Brasil; desde o que conhecemos, gelado e doce, até acompanhando peixe frito! Já pensou em adicioná-lo à sua dieta de várias outras formas?

Na tigela, em shakes e com frango: conheça o açaí pelo Brasil
Tags:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *