Conheça 4 frutas e seus benefícios de consumo no verão

Conheça 4 frutas e seus benefícios de consumo no verão

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mesmo assim, já tem muita gente pensando na estação mais quente do ano. Exercícios físicos e alimentação balanceada começam a entrar para a lista de prioridades de quem adora curtir o calor em dia com a saúde.

É nesta época que produtos como as frutas costumam roubar a cena, já que uma dieta rica em alimentos como esses oferecem ao organismo mais resistência a muitas doenças e vírus.

Além disso, como no verão há aumento de suor e, por consequência, uma necessidade maior de hidratação, as frutas são uma boa pedida para essa época do ano, pois contêm um volume considerado de água e ainda são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Todas as frutas apresentam algum tipo de benefício, mas algumas delas ganham ainda mais destaque no verão por suas propriedades. E nós listamos as 4 mais apropriadas para você começar a consumir desde já. Confira!

via GIPHY

Melancia

Além de doce, nutritiva e saborosa, a melancia também é uma fruta bastante refrescante. É rica em caroteno (convertida em vitamina A no organismo), licopeno (protege contra o câncer), glutationa (propriedades antienvelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B.

A melancia também não possui colesterol e contribui com a limpeza dos rins. É composta por 95% de água, por isso, é ideal para desintoxicação, além de ajudar a estabilizar a pressão sanguínea.

Abacaxi

Composto por 86% de água, o abacaxi, além de ajudar na hidratação do organismo, também é rico em vitaminas A e C, favorece a dentição, a circulação sanguínea e ainda é bom para os olhos e a pele. É desintoxicante, refrescante e eliminador de impurezas, facilitando também a digestão de proteínas, devido à alta porcentagem de celulose.

O abacaxi ainda é fonte de vitamina B6, tiamina, ferro e magnésio. Combate doenças como a artrite, inchaço, difteria, complicações da garganta e bronquite, auxiliando ainda a dissolver coágulos no sangue. Também ajuda a reduzir inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos.

Uva

Outra fruta bastante benéfica para essa época é a uva, que é rica em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B (B1, B2, B3, B6), tiamina, ácido pantotênico, ácido fólico, e ácido ascórbico.

Além disso, a uva também ajuda a regularizar a circulação, combate os males do fígado, refresca os intestinos melhorando os distúrbios gástricos e ainda age como calmante, antirreumática, diurética, tônica para o sistema nervoso e purificadora do sangue.

Açaí

O açaí também é uma fruta bastante popular no verão, pois contém ácidos graxos essenciais ao organismo, como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Seus aminoácidos também ajudam a aumentar a performance muscular, garantem mais resistência, força e energia.

O fruto ainda ajuda a preservar e a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e protege o sistema cardiovascular. Apresenta altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, contém potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco, além de ser uma ótima fontes de proteínas.

Gostou desse post? Então, confira também: 4 dicas para deixar a preguiça de lado e começar a se exercitar

Com informações belezaesaude.com

Conheça 4 frutas e seus benefícios de consumo no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *