Como montar uma loja para revender açaí?

Como montar uma loja para revender açaí?

O cultivo, a comercialização e o consumo do açaí crescem a cada ano. Em 2014, o Brasil contabilizou a produção de 202,2 mil toneladas da fruta, considerada a pérola negra da Amazônia.

Atualmente, o maior produtor do fruto é o Pará, que colheu mais de 1 milhão de toneladas de açaí em uma área extrativista e cultivada de 154.486 hectares em 2015, segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap).

Com a ampla divulgação de seu alto valor nutricional e seus inúmeros benefícios para a saúde, a procura pela fruta aumenta cerca de 15% a cada ano. Atentos ao mercado promissor do fruto, a cada dia novos empresários investem na venda dos produtos em diversas regiões do Brasil.

Ser bem sucedido nesse cenário, no entanto, não é tão simples quanto parece. Uma série de fatores precisam ser pensados e considerados ao abrir uma loja para revender açaí. Por isso, selecionamos os principais deles para você conferir em nosso post de hoje!

Localização

A localização do estabelecimento é um dos primeiros itens a ser considerado: ela precisa estar alinhada à estratégia do negócio, levando em conta o perfil do público-alvo.

Lembre-se de que uma boa localização é, basicamente, caracterizada por favorecer o acesso dos consumidores ao local sem dificuldades. Sendo assim, pontos de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, shopping ou ruas movimentadas são ótimas alternativas.

Considere também pontos como espaço para a colocação de mesas e cadeiras externas, segurança do local e área de estacionamento de veículos. Tudo isso, acredite, são itens essenciais e podem definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.

Estrutura

A estrutura varia de acordo com os objetivos de cada empreendedor, mas, de maneira geral, ela pode ser bastante simples. O espaço precisa contar, basicamente, com uma área de atendimento, armazenamento de estoque, produção e um escritório para questões administrativas.

A primeira é a que merece mais atenção, pois é onde seus clientes estarão. Invista em cores mais suaves, em uma decoração agradável e, preferencialmente, com temática, relacionada à natureza.

A área de produção precisa ser limpa e organizada, adequada a um estabelecimento relacionado à saúde e ao bem-estar das pessoas. Os estoques precisam levar em conta as condições de armazenamento do produto, sem risco de contaminação.

Já o escritório pode ser pequeno, com espaço apenas para a realização das atividades básicas como atendimento de fornecedores, registros e controles financeiros sobre o negócio.

Equipe

O número de profissionais também está relacionado ao tamanho do empreendimento. Comércios de pequeno porte, por exemplo, podem iniciar com dois atendentes e um auxiliar de limpeza.

Vale ressaltar ainda que toda equipe precisa ter qualificações como bom atendimento, simpatia, comprometimento e, principalmente, conhecimento sobre o produto, seus benefícios, forma de preparo, manejo, cuidados com higiene e limpeza.

Investir em capacitações para a equipe, bem como seminários e congressos sobre o mercado para você, empreendedor, também são essenciais para o bom desempenho das atividades no local.

Matéria-prima

A matéria-prima e os produtos comercializados também merecem atenção especial. Itens como procedência e qualidade precisam estar no topo da lista para escolha do parceiro ideal.

Procure conhecer a empresa, seus aspectos sociais e ambientais, além do processo de plantio, cultivo, colheita e produção do fruto e seus derivados.

A comercialização de um produto com padrão elevado certamente contribuirá para que as vendas do seu empreendimento decolem e se mantenham facilmente.

Revenda Açaí Amazonas!

Pioneira na plantação de açaí irrigado em larga escala, a Açaí Amazonas, aliando pesquisas, inovações e investimento, tornou-se a mais moderna e sustentável produtora do fruto.

Conta com um moderno e tecnológico complexo industrial, localizado na cidade de Óbidos (PA), próximo às fazendas. Isso possibilita colher e processar o fruto em um curto espaço de tempo, conservando o que ele tem de melhor: a antocianina e demais valores nutricionais.

Entre em contato, conheça nossos produtos e descubra como se tornar um revendedor Açaí Amazonas.

Como montar uma loja para revender açaí?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *