Saúde e açaí: benefícios do fruto em relação a doenças

Saúde e açaí: benefícios do fruto em relação a doenças

Um fruto pequeno, redondo, de cor roxa, pouca polpa, mas com muitos “poderes”. Você certamente já sabe que estamos falando do açaí, a pérola negra da Amazônia.

A fruta vem conquistando um espaço cada vez maior no mercado brasileiro e no exterior, não apenas pelo seu sabor inigualável, mas, principalmente, pelos seus benefícios.

Ele é rico em fibras, proteínas, ferro, cálcio e lipídios. Também é considerado o segundo maior antioxidante (atrás apenas do cacau). Oferece ainda diversas vitaminas como C, B1 e B2.

Com todas essas características, fica difícil não consumir a fruta. E saiba que ela é ainda considerada uma ótima aliada na prevenção de diversas doenças.

Câncer

O açaí previne o câncer porque é rico em antocianina, tipo de antioxidante que garante a cor roxa ao fruto e que ajuda a neutralizar os radicais livres capazes de prejudicar as células sadias que provocam a doença. Ele combate principalmente os câncer de pele, mama, estômago e pulmão.

Problemas de pele

Ainda em função dos antioxidantes e ácidos graxos, o açaí pode ajudar em problemas de pele, principalmente aos relacionados a fatores inflamatórios, como acne e dermatite atópica.

Também auxilia na melhora da aparência de peles com manchas e na redução de rugas faciais, contribuindo para uma pele mais saudável e com aspecto mais jovem.

Coração

A antocianina presente no açaí também garante uma melhor circulação sanguínea e impede a oxidação do colesterol na parede das artérias, evitando o entupimento dos vasos.

Portanto, quem consome açaí (corretamente) corre menos risco de sofrer um infarto ou derrame.

Colesterol

Os ácidos graxos presentes no açaí, como Ômega-6 e Ômega-9, ajudam a controlar de forma eficiente os níveis de colesterol, tanto o LDL (colesterol ruim) quanto o HDL (colesterol bom). Também previnem coágulos e outros problemas cardiovasculares.

Infecções

Por ser rico em proteínas, o açaí também contribui para a produção de células de defesa do organismo (anticorpos), fortalecendo, dessa forma, o sistema imunológico e ampliando a habilidade de combater infecções.

Também são as proteínas que agem como um importante construtor muscular.

Quer saber mais? Então, acesse: 5 mitos e verdades sobre o açaí!

Saúde e açaí: benefícios do fruto em relação a doenças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *