5 dicas para uma alimentação saudável

5 dicas para uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é essencial. Muito mais que conquistar uma boa qualidade de vida, ela ajuda a prevenir deficiências nutricionais e também protege contra doenças infecciosas. Isso porque uma dieta balanceada e rica em nutrientes auxilia as defesas do organismo.

Para que a alimentação seja saudável, ela precisa incluir proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e cálcio, variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas. Mas, apenas ter um cardápio bem definido não é suficiente.

Adotar alguns bons hábitos também é fundamental para conquistar uma alimentação e uma vida cada vez mais saudável. Levando isso em consideração, separamos algumas dicas para você. Olha só!

1. Faça as refeições com calma

Se você é daqueles que costuma fazer as refeições em pé para terminar mais ligeiro, está na hora de rever essa postura. Uma boa alimentação deve ser feita com calma, já que seu organismos precisa de tempo para processar os alimentos.

2. Mastigue bem os alimentos

Essa segunda dica está diretamente associada à primeira. Ao desfrutar de uma refeição você também deve mastigar bem os alimentos, a fim de facilitar o processo digestivo. Quando isso não acontece, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, acabamos comendo mais do que devíamos.

Portanto, para controlar a ansiedade e promover a saciedade fisiológica, coma com calma, mastigando muito bem os alimentos.

3. Evite líquidos durante as refeições

Evitar o consumo de líquidos durante as refeições também entra para essa lista. A ingestão de líquidos faz com que você não mastigue bem os alimentos, prejudicando assim o processo digestivo.

A dica é ingerir líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos depois das principais refeições. Mas, se você não consegue comer sem um copo de líquido do lado, opte, então, pela ingestão de água durante as refeições.

4. Faça refeições a cada 3 horas

Comer várias vezes ao dia, preferencialmente a cada 3 horas, ajuda a manter sob controle a fome e a voracidade, evitando episódios de compulsão alimentar. Além disso, lembre-se que o cérebro precisa de suporte constante de carboidrato para permanecer em equilíbrio e nos manter dispostos.

5. Consuma alimentos integrais

Se os alimentos integrais ainda não fazem parte da sua alimentação, está na hora de incluí-los. Eles são ricos em nutrientes e ajudam a manter os níveis de glicemia controlados, a combater o colesterol e a saciedade.

E você, já é adepto de uma alimentação saudável? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

5 dicas para uma alimentação saudável

3 comentários para “5 dicas para uma alimentação saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *