3 dicas de receitas com açaí para você inovar na festa de aniversário

3 dicas de receitas com açaí para você inovar na festa de aniversário

Festa de aniversário é sempre uma maravilha, seja de crianças, jovens ou adultos! Aproveitar a companhia dos amigos, comemorar mais um ano de vida, ganhar presentes e, é claro, saborear verdadeiras delícias como bolo, brigadeiro e outras guloseimas típicas da comemoração.

Mas, que tal inovar no preparo das receitas, usando um ingrediente que tem conquistado cada vez mais o gosto popular brasileiro? O açaí, iguaria típica da Amazônia, também pode ser utilizada em pratos bem variados para sua festa de aniversário.

Deu água na boca só de imaginar? Então, confere as receitas deliciosas que separamos para você!

Bolo de Açaí

Ingredientes para a massa

2 xícaras de açúcar
200 g de manteiga
5 ovos
1 pitadinha de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 xícara de polpa de açaí (já derretida)
1/2 xícara de xarope de guaraná

Ingredientes para a cobertura

1 leite condensado
2 colheres de açaí em pó
2 colheres de manteiga
2 colheres de leite para dar liga
Granola
Goji Berry

Preparo da massa

Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme. Em seguida, junte os ovos um a um. Misture a farinha de trigo com o fermento e o sal. Coloque na batedeira aos poucos. Adicione o açaí e o guaraná e bata por 30 segundos. Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio, pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Preparo da cobertura
Em uma panela, faça um brigadeiro de açaí juntando o leite condensado, a manteiga e o açaí. Cozinhe bem. Adicione o leite para dar uma liga mais cremosa. Cubra o bolo com esse brigadeiro, salpique a granola e o goji berry para dar um sabor e uma cor ainda mais especial.


Além do bolo, o que não pode faltar em uma festa de aniversário? Brigadeiro, é claro. E o doce também pode ser feito com açaí. A receita é prática e muito saborosa. Confira:

Brigadeiro de Açaí

Ingredientes

100 g de castanha do Pará
2 xícaras (chá) de polpa de açaí
1 lata de leite condensado
1/3 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Corte as castanhas em pedaços pequenos e asse-as em forno baixo, pré-aquecido a 70ºC, até que fiquem douradas. Em uma panela, leve ao fogo a polpa de açaí, o leite condensado e o creme de leite por 15 minutos até começar a desprender da panela. Deixe esfriar e molde os docinhos. Decore com pedaços de castanhas torradas, coloque em forminhas e sirva.


O bolo e o brigadeiro já estão garantidos, mas, se você quer incrementar ainda mais o cardápio da festa de aniversário, uma boa ideia é apostar nas gelatinas de copinho. Elas são simples de fazer, levam iogurte e açaí no preparo e também agradam paladares de diferentes idades. Acompanhe!

Gelatina de Açaí com Iogurte

Ingredientes

500 ml de suco de açaí
1 xícara (chá) de leite
1 envelope de gelatina incolor sem sabor 12g
2 potes de iogurte desnatado 440g
2 colheres (sopa) de mel 50g
1 colher (chá) de canela em pó (1,5g)

Modo de Preparo

Coloque em uma tigela o suco de açaí, o leite e a gelatina, já dissolvida conforme as instruções da embalagem. Mexa até a mistura ficar homogênea e despeje nos copinhos, até a metade. Leve à geladeira por 3 horas ou até ficar firme. Na hora da festa, coloque o iogurte e o mel no liquidificador e bata por 30 segundos. Depois jogue em cima das gelatinas e sirva.

Agora é só colocar a mão na massa. Tem outras receitas saborosas com açaí? Então, compartilhe com a gente nos comentários!.

3 dicas de receitas com açaí para você inovar na festa de aniversário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *