Você sabia?: 7 curiosidades sobre o açaí

Você sabia?: 7 curiosidades sobre o açaí

Se você já consome açaí, já sabe dos benefícios que essa fruta brasileira oferece para a vida das pessoas. Hoje, selecionamos 7 curiosidades sobre o açaí para te deixar ainda mais informado sobre o assunto.

1. Antocianina

Você já ouviu dizer que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? Isto deve-se à antocianina, nutriente da uva também presente no açaí.

As antocianinas são potentes corantes naturais que dão a cor roxa à uva e ao açaí, com a diferença de que a presença de antocianinas é 33 vezes maior no açaí.

2. Indicado para o bom funcionamento do sistema digestivo

O açaí, além de rico em ferro, é também rico em fibras, sendo indicado até para pessoas idosas e/ou com mal funcionamento do aparelho digestivo.

3. Onde é encontrado?

A árvore do açaí prefere terrenos alagados e úmidos, por isso a sua ocorrência é frequente nas margens de rios como o Amazonas.

4. O açaizeiro

O açaizeiro, que pode chegar a 30 metros de altura, frutifica o ano todo, possibilitando o encontro, em uma mesma árvore, de flores e frutas em diferentes estágios de maturação.

5. É nutritivo!

O açaí, por suas características microbiológicas, é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

6. Diferentes usos

A população Amazônica usa toda a árvore do açaí em seu benefício. A madeira é usada em construções rústicas; as folhas usadas nas coberturas das casas; as fibras das folhas usadas para tecer chapéus, esteiras e cestas; os cachos secos são aproveitados como vassouras.

7. Produção

O estado do Pará lidera a produção de açaí que chega a 90% do mercado.

Você conhece mais algum? Conte pra gente nos comentários!

Você sabia?: 7 curiosidades sobre o açaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *