5 receitas deliciosas com açaí

5 receitas deliciosas com açaí

Já falamos aqui no blog (nesse post) sobre os infinitos benefícios do açaí. Ele já se tornou o queridinho de quem quer manter a boa forma sem abrir mão do sabor.

Por isso, selecionamos 5 receitas super gostosas para serem preparadas com açaí. Com certeza, sua refeição ficará ainda melhor. Confira!

Batida de iogurte e açaí

Ingredientes

– 1 colher (chá) de mel;
– 4 colheres (sopa) de granola;
– 2 xícaras (chá) de polpa de açaí;
– 1 pote de iogurte desnatado;
– 1 banana-nanica média descascada.

Como fazer

Corte a banana em fatias médias e bata no liquidificador com o suco de açaí, o iogurte e o mel até obter uma mistura homogênea. Despeje a mistura em 4 copos, distribua a granola e sirva em seguida.

Salmão em crosta de castanha e polenta de açaí

Ingredientes

– 450 g de filé de salmão;
– 80 g de castanha do pará;
– 80 g de castanha de caju;
– 120 g de polpa de açaí;
– 120 g de fubá;
– 10 ml de leite integra;
– 1 ovo;
– Azeite;
– Sal;
– Pimenta branca a gosto

Como fazer

Tempere o salmão com sal e pimenta e passe pelo ovo com as castanhas. Hidrate o fubá com leite. Reduza a polpa de açaí, junte com o fubá e cozinhe. Acerte os temperos. Sirva quente.

Criação Chef Rafael Cotrim

Brigadeiro de açaí

Ingredientes

– 395 g de leite condensado;
– 200 g de polpa de açaí.

Como fazer

Em uma panela, junte os dois ingredientes e cozinhe até o ponto de brigadeiro. Deixe em repouso até esfriar. Modele pequenas bolas de brigadeiro. Cubra com granulado de chocolate branco ou granola.

Mousse de açaí

Ingredientes

– 2 litros de polpa de açaí;
– 3 xícaras (chá) de açúcar;
– 10 gemas de ovo;
– 40 g de gelatina incolor sem sabor;
– 1 xícara (café) de água;
– Tapioca granulada.

Como fazer

Numa tigela, bata o açaí com 3 xícaras de chá de açúcar. Em outra tigela, bata as 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro. À parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo, mexendo até derreter completamente. Junte ao açaí batido, o creme e a gelatina dissolvida e misture bem. Despeje em uma forma para pudim e leve ao congelador até ficar firme. Para servir, desenforme a mousse e decore com tapioca.

Dica: faça a mousse na véspera para dar tempo de congelar bem. Se preferir, acompanhe com merengue preparado da seguinte forma: bata seis claras em neve, misture três xícaras de chá de açúcar, leve ao banho-maria e bate até obter consistência firme.

Receita indicada pelo livro Sabores da Cozinha Brasileira. Autores: Bruna Trevisani, Neusa de Mattos, Regina Helena de Paiva Ramos, Tereza Maria Barbosa. (Editora Melhoramentos, 2004).

Açaí na tigela

Esta receita de açaí na tigela é servida nas praias da região Sudeste do Brasil. Na Região Norte, ele é servido apenas com açúcar e, às vezes, com farinha de tapioca.

Ingredientes

– 400 g de açaí;
– 2 bananas;
– 60 g de granola;
– 5 colheres (sopa) de xarope de guaraná.

Como fazer

Leve todos os ingredientes ao liquidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe a granola.

Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

5 receitas deliciosas com açaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *